Lesões de menisco no joelho
- rafanp
- 13 de out. de 2021
- 2 min de leitura
O menisco é uma estrutura interna do nosso joelho formada de fibrocartilagem e com formato de semilua ou letra “C”. Sua função é absorver e distribuir forças de impacto, além de participar da estabilização do joelho, como um verdadeiro amortecedor. Existem dois meniscos em cada joelho: um menisco medial (na parte interna do joelho) e um menisco lateral (na parte externa).
A grande maioria das lesões meniscais ocorrem na prática esportiva como futebol, vôlei, basquete, lutas e etc.. e ocorrem geralmente após um evento traumático ou sobrecarga ou entorse do joelho. De todas as lesões meniscais, 1/3 ocorre na prática esportiva, sendo mais frequente a do menisco medial.
Já em pessoas acima de 50 anos, as lesões degenerativas de menisco são mais frequentes e são ocasionadas por movimentos repetitivos e banais do dia-a-dia como subir e descer escadas, agachar-se ou ajoelhar-se.
Os sintomas mais comuns são: dor súbita no joelho seguido ou não de inchaço por derrame articular. Estalidos, travamento e sensação de instabilidade no joelho também são sintomas que podem estar presentes. A dor pode ser do lado de dentro ou de fora do joelho, piorando quando o paciente tenta estender ou dobrar o joelho ou tentar agachar-se.
O diagnóstico das lesões meniscais através da história do paciente e dos testes específicos realizados no exame físico. A suspeita clínica pode ser confirmada com o exame de ressonância magnética de joelho. O exame clínico cuidadoso realizado pelo médico especialista é essencial para verificar se as lesões apontadas na ressonância magnética são realmente compatíveis com as queixas do paciente.
O tratamento das lesões de menisco pode ser conservador ou cirúrgico, dependendo de vários fatores a serem considerados. Nos tratamentos cirúrgicos, as lesões são reparadas (meniscectomia ou sutura de menisco) por videoartroscopia de joelho, que é um procedimento minimamente invasivo, e que é realizado por vídeo por pequenas incisões no joelho.
Curioso? Quer saber mais? Me siga no instagram.
Se apresentar algum destes sintomas, consulte para melhores esclarecimentos 🦵😀👍

Comentários